Ampola e a linguagem médica

. Início do Blog . Ampola e a linguagem médica
08

Ago 2018

Ambula,Âmbula ou Ampula (em latim: Ampulla; pl. Ampullae) era, na Roma Antiga, um pequeno e quase esférico frasco com duas alças. A palavra é usada em arqueologia e deu origem à palavra em português

A palavra Ampola provém do latim ampulla, primitivamente "pequena redoma onde se guardava óleo para o banho". Também "vaso de perfume", "frasco pequeno".[1] A ampulla se caracterizava por apresentar a parte média do frasco bojuda e o colo longo e estreito.

Tudo que cerca a Ampola tem muits curiosidades, vamos conhecê-las a seguir:

  • Ampola moderna
  • Formação da palavra Latina
  • Âmbula (Roma Antiga)
  • Ampola e Empola

 


Ampola moderna

Uma ampola, empola ou âmbula é um pequeno frasco selado o qual é usado para conter uma amostra, usualmente um sólido ou líquido. Ampolas são comumente feitas de vidro, embora ampolas plásticas existam.

Ampolas modernas são mais comumente usadas para conter produtos farmacêuticos e químicos que devem ser protegidos do ar e de contaminantes. Eles são hermeticamente selados fundindo o topo fino com uma chama aberta, e usualmente abertos arrebentando o pescoço. Se devidamente feita, esta última operação cria uma abertura limpa sem qualquer cacos de vidro extras ou lascas.



Formação da palavra Latina

Ampola provém do latim ampulla, primitivamente "pequena redoma onde se guardava óleo para o banho". Também "vaso de perfume", "frasco pequeno". A ampulla se caracterizava por apresentar a parte média do frasco bojuda e o colo longo e estreito.

A palavra latina formou-se a partir do grego, como um diminutivo de amphora, que se pronunciava ampora no latim vulgar.

A ampola de vidro como forma de veicular medicamento injetável foi inventada em 1886 por um tcheco, A.F.Pel, e divulgada no ano seguinte por um farmacêutico francês de nome Stanislas Limousin, que usou a denominação de ampoule em francês.

Como termo médico, no entanto, ampoule já era empregado desde o século XIII com o sentido de bolha, para designar dilatações sacciformes sob a pele, em alusão à semelhança com a ampulla romana.



Âmbula (Roma Antiga)

Âmbula (Roma Antiga)
Ambula, Âmbula ou Ampula (em latim: Ampulla; pl. Ampullae) era, na Roma Antiga, um pequeno e quase esférico frasco com duas alças. A palavra é usada em arqueologia e deu origem à palavra em português "ampola".

O recipiente designado Santa Ampola, destruído na Revolução Francesa, fazia parte da joias da coroa francesa e tinha-se por origem divina. De modo similar, mas mais recente, é a ambula das joias da Coroa Britânica, um vaso de ouro em forma de águia do qual óleo é vertido pelo Arcebispo de Cantuária aquando da unção na cerimónia da Coroação do monarca britânico.


Ampola e Empola

Paralelamente à ampola, surgiu em nosso idioma a variante empola.

Empola e o verbo empolar são de uso antigo em português e já aparecem no dicionário de Moraes Silva, de 1813, que define empola como "bolha de ar ou água, feita na pele".

Plácido Barbosa considera empola a forma clássica vernácula significando vesícula de serosidade formada na pele ou acepções análogas. Após algumas citações, conclui: "Ampola é a forma sinônima, erudita, e etimológica; mas o uso mais geral de empola para designar a vesícula cutânea permite especializar o de ampola para designar os pequenos recipientes de vidro destinados a guardar líquidos esterilizados".

Na nomenclatura dermatológica atual das lesões elementares da pele, dá-se preferência à bolha ou vesícula em lugar de empola.



Conclusão

Comprimido é a forma sólida de um pó medicamentoso, preparado por compressão, adicionado ou não de substâncias aglutinantes. Podem ter ranhuras para permitirem uma divisão da dose, todavia, sabe-se que esta divisão não é equilibrada e a dose de fármaco é diferente em cada parte. Comprimidos apresentam diversas vantagens em relação às formas de administração orais líquidas, pela sua facilidade no transporte, embalamento e conservação.

Leia também sobre Cápsulas de Medicamentos



Vendemos equipamentos para a indústria farmacêutica

Ofertamos soluções completas de Serviços e os Produtos mais avançados, fale agora (11) 9-4570-6177 - (11) 9-4392-2742 - (11) 9-7423-3059

Estamos ao seu dispor.

Comente no Facebook

Envie seu comentário para a Mondragon