Calibração de Equipamentos de Laboratório

Solicite orçamento

Ligue agora e descubra mais como podemos ajudar ou solicite orçamento sem compromisso.

Somos especializados em Instalação, Qualificação ou Calibração de equipamentos multimarcas da indústria farmacêutica e laboratórios de universidades e laboratórios de outros segmentos tais como veterinárias e cosméticas de todo o Brasil.

Para quê serve a calibração de equipamentos?

A Mondragon apresenta neste artigo a importância da calibração de equipamentos de medição e auxiliar no entendimento do conceito de calibração e seu impacto na qualidade e na busca pela melhoria contínua.

No cotidiado de um laboratório a calibração de equipamentos é a parte essencial, pois quando o funcionamento dos equipamentos não é supervisionado e calibrado com atenção e profissionalismo, todo o andamento do trabalho fica comprometido.

Conte conosco para a Calibração e Qualificação de seus equipamentos, tais como: Dissolutores, Durômetros, Friabilômetros, Desintegradores, Raman, HPLC, GC, Infra-vermelho, Espectrofotômetro UV-Vis, Fluxo de Pó.

Cuidados importantes com Calibração de equipamentos de laboratório:

É previsível que devido a continuidade de uso um equipamento de laboratório tende a degradar o seu desempenho e isto é algo previsível. Quanto mais o equipamento for utilizado, então maior a chance que seu erro esteja acima do aceitável ou acima das especificações do fabricante. Vale ressaltar que o erro de medição não depende só do equipamento. Outros fatores como o método de medição, as condições ambientais, o padrão utilizado, também poem afetam o erro de medição ou modo de uso.

Quando o comportamento do erro de medição não é a avaliado por um longo período de tempo, estamos aumentando o risco de problemas no controle de qualidade e o risco de tomar decisões erradas na busca pela melhoria de processos e produtos.

A forma mais usual de caraterizar e avaliar o desempenho de um equipamento de medição é a CALIBRAÇÃO. A calibração deve ser realizada periodicamente e é uma condição necessária para que os resultados de medição sejam confiáveis.

Dúvidas Frequêntes

Confira se a sua dúvida sobre Calibração de equipamentos de laboratório está na lista abaixo.
Estamos ao dispor para ajudar, em caso de dúvidas, ligue (11) 9 4392 – 2742 | (11) 9 4570 – 6177 | (11) 9 7423 – 3059.

Sim, temos equipes preparados para fazer um orçamento sem compromisso de seus equipamentos de laboratório.
Confira abaixo, a lista de cidades para atendimento.

Para que um laboratório ou entidade independente seja considerada apta a realizar calibrações oficiais, torna-se necessário o cumprimento de diversos requisitos técnicos e outros.

Tais como: padrões organizacionais, pessoal treinamento e qualificado, procedimentos técnicos de calibração, estrutura de laboratórios com ambiente controlado e avaliação de incerteza de medição, entre outros como ser avaliado por auditorias e análises técnicas para obter a acreditação e o reconhecimento da competência técnica.

Os pontos de medição, onde é realizada a calibração ao longo da faixa de medição do instrumento, são definidos por normas técnicas ou pelo próprio Inmetro. Caso o cliente possua particularidades, basta informar no ato da contratação do serviço.

Após toda calibração, o instrumento de medição recebe um selo chamado etiqueta de calibração. Nela constam o nº do certificado de calibração, a data da calibração e a data da validade. Caso o cliente possua um código de identificação próprio (Tag) é só nos enviar que fazemos a gravação no instrumento de medição.

Toda calibração possui um prazo de validade, mas isso depende basicamente da frequência de uso do instrumento, severidade é intempéries do ambiente, manuseio, guarda e grau de exatidão do instrumento. Instrumentos de medição idênticos, calibrados na mesma data podem ter validades diferentes de acordo com os parâmetros acima. Por isso, cabe ao cliente definir a validade adequada para o seu instrumento de medição, que pode variar entre dias, meses e até anos. Lembrando que, durante o período de validade, caso o instrumento de medição sofra alguma avaria é necessário ajustar e calibra-lo novamente.

Segundo as normas de qualidade, como a ISO9001, todos os instrumentos de medição que influenciam no controle dos processos da empresa devem ser calibrados com rastreabilidade à organismos nacionais (RBC/Inmetro) ou internacionais.

Nossos Certificados de Calibração são válidos para todas as normas de sistema de gestão da qualidade, como ISO9001, ISO14001, OHSAS18001, ISO/IEC17025, PBQP-H, ANVISA, ANAC, pois possui rastreabilidade à RBC/Inmetro e/ou organismos internacionais reconhecidos pelo Inmetro.

A Incerteza de Medição pode ser entendida como a “dúvida” em torno do resultado obtido durante a calibração. Por definição, nenhuma medição é 100% exata, mas quanto menor a incerteza de medição, ou “dúvida”, atribuída ao resultado, mais confiável é a medição. Laboratórios de Calibração com incertezas menores expressam resultados mais confiáveis que Laboratório de Calibração com incerteza de medições maiores.

Rastreabilidade é a propriedade que uma calibração possui em relacionar seus padrões de referência com outros padrões até chegar a organismos acreditados nacional ou internacionalmente, como por exemplo o Inmetro. Quando dizemos que uma calibração é rastreada RBC/Inmetro, significa que os padrões de referência utilizados nesta calibração podem ser relacionados com outros padrões que por sua vez foram calibrados em Laboratórios de Calibração pertencentes à RBC (Rede Brasileira de Calibração – Inmetro), compondo o que chamamos de cadeia de rastreabilidade da medição. A melhor maneira de comprovar a rastreabilidade de um laboratório é solicitar ao laboratório a cópia dos padrões utilizados na calibração do seu instrumentos de medição.

Padrão de Referência é um instrumento de medição com um grau de exatidão, precisão e incerteza menor que o instrumento de medição à ser calibrado. Padrões de Referência são calibrados por Laboratórios de Calibração pertencentes à RBC – Rede Brasileira de Calibração ou organismos internacionais reconhecidos pelo Inmetro, compondo assim a cadeia de rastreabilidade da medição.

É a correção dos erros de medição identificados no processo de calibração. Após uma manutenção ou ajuste é necessário realizar uma nova calibração.

Não, o objetivo da calibração é informar ao cliente os erros de medição naquele exato instante, como uma “fotografia” do instrumento. Com isso o cliente tem condições de avaliar como estava o desempenho do instrumento durante o período de uso anterior, possibilitando identificar falhas no processo de medição, até mesmo recalls. Neste caso é necessário realizar a manutenção, ou ajuste, do instrumento de medição.

 

Precisando de orçamento para Equipamentos?

Conheça nosso portfólio de produtos e serviços de Calibração de equipamentos de laboratório:

Clique e descubra mais sobre Assistência técnica ou Suporte

A Mondragon tem experiência comprovada em Calibração de equipamentos de laboratório.
Fale agora  (11) 2157-4736 ou
whatsapp  (11) 9 3362-6177

Solicite informações, orçamento e condições comerciais, estamos ao seu dispor!

A Mondragon tem experiência comprovada em Calibração de equipamentos de laboratório.
Fale agora  (11) 2157-4736 ou whatsapp  (11) 9 3362-6177

Solicite informações, orçamento e condições comerciais, estamos ao seu dispor!

Solicite um orçamento para os serviços aqui!

Preencha todos os dados solicitados, aguarde que logo retornaremos com sua solicitação. Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelos nossos canais de comunicação.