Warning: session_start(): open(/var/lib/php-cgi/session/sess_u9svkftkp3a4tpdjsh3btu9jc6, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in /home/storage/9/46/be/mondragonsiteofi1/public_html/blog/como-surgiu-a-tecnica-de-hplc-cromatografia-liquida/index.php on line 4
Como surgiu a técnica de HPLC cromatografia líquida - Blog Mondragon, Equipamentos farmacêuticos

Como surgiu a técnica de HPLC cromatografia líquida

. Início do Blog . Como surgiu a técnica de HPLC cromatografia líquida
09

Dez 2021

O nome cromatografia vem da palavra grega Croma que significa cor, e da palavra Graphein que significa escrever. O primeiro uso registrado da cromatografia em coluna remete ao cientista russo Mikhail Twsvet,

Como surgiu a técnica de HPLC cromatografia líquida

O nome cromatografia vem da palavra grega Croma que significa cor, e da palavra Graphein que significa escrever. O primeiro uso registrado da cromatografia em coluna remete ao cientista russo Mikhail Twsvet, que esmagou o carbonato de cálcio em um tubo e adicionou folhas de plantas verdes homogeneizadas, seguidas por solvente orgânico. Ele viu bandas coloridas separadas à medida que o solvente passava pelo tubo.

As colunas que ele usava eram de vidro, embaladas com cascalho e eram basicamente operadas à pressão atmosférica. Essa situação permaneceu inalterada por muitos anos, até a década de 1960, quando os químicos orgânicos começaram a usar colunas de aço inoxidável operadas em algumas barras.


Um grande evento na história da cromatografia preparativa ocorreu em 1974, quando a Roussel Uclaf (uma antiga empresa farmacêutica francesa, agora pertencente à Aventis) patenteou o conceito de colunas dinamicamente compactadas (colunas equipadas com um pistão e permitindo comprimir o leito cromatográfico), assim abrindo a porta para o nascimento da Cromatografia Preparativa Moderna (MPC).

Conceito de Cromatografia Líquida:

A cromatografia é uma técnica de separação de componentes de uma mistura, entre uma corrente de fluido em movimento, chamada fase móvel e uma fase estacionária adjacente. Consoante seja a fase móvel, esta técnica pode ser classificada em dois tipos: líquida ou gasosa. No que diz respeito á cromatografia líquida esta pode ainda ser dividida em cromatografia líquida clássica (CLC) e cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) ou HPLC do inglês High Performance Liquid Chromatography).


O Processo

A cromatografia é um processo físico-químico de separação de misturas, mais especificamente, de sólidos em uma solução (mistura homogênea de duas ou mais substâncias). Esse processo fundamenta-se no fato das substâncias presentes na mistura terem diferentes propriedades e composições, assim, a interação delas com às duas fases imiscíveis (fase estacionária e fase móvel) será diferente também. Ou seja, a velocidade com que uma migra será maior e de outra, será menor.

Comente no Facebook

Envie seu comentário para a Mondragon