Warning: session_start(): open(/var/lib/php-cgi/session/sess_tr5hg14at1ikg8rmme8hdcjka2, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in /home/storage/9/46/be/mondragonsiteofi1/public_html/blog/historia-sobre-outubro-rosa/index.php on line 4
Historia sobre Outubro Rosa - Blog Mondragon, Equipamentos farmacêuticos

Historia sobre Outubro Rosa

. Início do Blog . Historia sobre Outubro Rosa
28

Out 2021

O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos durante a década de 1990. Na época, vários estados daquele país aproveitavam o mês de outubro para fazer ações isoladas em relação à prevenção e ao diagnóstico do câncer de mama.

Historia sobre Outubro Rosa

O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos durante a década de 1990. Na época, vários estados daquele país aproveitavam o mês de outubro para fazer ações isoladas em relação à prevenção e ao diagnóstico do câncer de mama. Os primórdios desse movimento são do ano de 1990, quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura na cidade de Nova York. Na ocasião, a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu aos participantes um laço cor-de-rosa. A partir de então, o evento acontece anualmente. Sete anos depois, organizações das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, decidiram batizar suas ações para a conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama como “Outubro Rosa”. Durante a campanha, as cidades enfeitavam seus locais públicos com fitas cor-de-rosa e promoviam eventos como atividades esportivas e desfiles. Posteriormente, o Congresso americano aprovou a escolha de outubro como o mês da campanha nacional de combate ao câncer de mama, oficializando o Outubro Rosa em todo o país. Com isso, popularizou-se a ação de iluminar prédios públicos, monumentos, teatros, pontes e outras construções com luzes cor-de-rosa.

O que é o Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é um movimento internacional durante todo o mês de outubro em conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Além de chamar a atenção das mulheres para a necessidade de frequentar o médico e de realizar a mamografia, essa campanha também estimula que a mulherada se toque e sempre faça o autoexame das mamas.


A chegada do Outubro Rosa no Brasil.

Foi justamente com uma ação envolvendo a iluminação de monumentos que o Outubro Rosa desembarcou no Brasil em 2002. Na ocasião, um grupo de mulheres, em conjunto com uma marca de cosméticos europeia, adornou com luzes cor-de-rosa o Obelisco do Ibirapuera, situado na cidade de São Paulo. Em 2008, diversas entidades já haviam aderido à campanha e promoveram a iluminação de seus monumentos, incluindo Brasília-DF, Poços de Caldas-MG, Porto Alegre-RS, Salvador-BA, Santos-SP e Teresina-PI. Foi também neste ano que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, se tornou cor-de-rosa pela primeira vez. O INCA começou a participar da campanha em 2010, com a promoção de espaços de discussão e conscientização sobre a doença. A partir do ano seguinte, a prevenção sobre o colo do útero também foi incluída nas ações de diversos estados.


Câncer de mama

O sintoma mais comum do câncer de mama é o aparecimento de um nódulo ou massa. Um nódulo sólido, indolor e com bordas irregulares é muito provável que seja um tumor maligno, mas os cânceres de mama podem ser sensíveis ao toque, macios ou redondos. Eles podem até ser dolorosos. Por esse motivo, é importante que qualquer nova massa, nódulo ou alteração na mama seja examinada por um médico. O câncer de mama também pode apresentar vários sinais e sintomas, como:

  • Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo).
  • Nódulo único endurecido.
  • Irritação ou abaulamento de uma parte da mama.
  • Dor na mama ou mamilo.
  • Inversão do mamilo.
  • Eritema (vermelhidão) na pele.
  • Edema (inchaço) da pele.
  • Espessamento ou retração da pele, ou do mamilo.
  • Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos.
  • Linfonodos aumentados.

Os sinais e sintomas do câncer podem variar, e algumas mulheres com câncer podem não apresentar nenhum desses sinais e sintomas. De qualquer maneira, é recomendável que a mulher conheça suas mamas, e saiba reconhecer alterações para poder alertar o médico. Segundo tipo de câncer que mais mata no mundo, e um problema que ser tem que abortado o ano inteiro. Por isto o surgimento o Outubro Rosa, pois assim pelo menos uma vez no ano as mulheres param suas rotinas e lembra de ser cuidar realizar os exames. Assim criando campanhas e fácil acesso ao exame de mamografia para todas as mulheres.

Comente no Facebook

Envie seu comentário para a Mondragon