O mercado de trabalho na indústria farmacêutica

. Início do Blog . O mercado de trabalho na indústria farmacêutica
16

Jul 2019

Em constante ascensão, a indústria farmacêutica oferece carreiras promissoras e um leque de opções para profissionais

O mercado de trabalho na indústria farmacêutica oferece carreiras promissoras para profissionais.

O mercado de trabalho na indústria farmacêutica oferece carreiras promissoras para os seus profissionais devido aos diversos caminhos que eles podem seguir. E, para abraçar carreira e obter sucesso na área, é importante se especializar, se manter ativo e saber sobre como ela se desenvolve ano após ano no Brasil.

Na contramão de diversos setores da economia, o Brasil vem despontando na lista de maior faturamento nacional, crescendo, cerca de dois dígitos ao ano, desde 2016. Em 2018, o crescimento foi entre 6,9% a 9,3% em faturamento, e 3% em unidade, mesmo com a crise.

Com certeza, um dos maiores desafios enfrentados pelo mercado é a busca pela inovação – mesmo em destaque no mercado mundial, no país, as expectativas de melhoria e aprovação dos pedidos de estudos clínicos, protagonizados pela regulação sanitária ou pelos órgãos de controle ético, são muito baixas. Com isso, as pesquisas mais relevantes são multicêntricas e as empresas acabam desistindo e retirando os pedidos submetidos no Brasil para que o cronograma mundial não seja comprometido.

Por outro lado, os outros bons resultados no ramo farmacêutico têm impulsionado outros negócios no segmento, alavancando o mercado de trabalho em áreas de logística, por exemplo, devido à grande demanda de distribuição, armazenamento e gestão de medicamento, dermocosméticos, entre outros.

Ademais, além dos muitos pontos que podem ser citados no desenvolvimento do mercado farmacêutico no país, e o reflexo positivo deste crescimento em muitas outras áreas, quais são os demais assuntos que podem ser discutidos em relação ao mercado de trabalho na indústria farmacêutica?



Principais áreas do mercado farmacêutico

O mercado oferece muitas opções para profissionais formados em diferentes áreas do conhecimento – como Marketing, Comunicação, Administração etc. Mas, por hora, podemos destacar os graduados no curso de Farmácia, que podem seguir diferentes carreiras dentro da indústria, como na de alimentos, vendas, farmácia hospitalar e clínica, cosmetologia e medicamentos, esta que é uma das mais disputadas (área industrial/produção). Nela, o profissional deve gerenciar o departamento de produção dos medicamentos, além de controlar a qualidade, realizar auditoria sanitária, orientar os atendentes do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), entre outros.

Os cargos exigem que o farmacêutico seja especialista na área industrial e, por isso, para que ele cresça na área, é necessário ter cursos, além de pós-graduação e assim por diante.

Além disso, é possível seguir carreira é análises clínicas e toxicológicas; atenção farmacêutica (área em que o profissional presta atendimento aos pacientes em forma de consulta, assim como fazem os graduados em Medicina, Odontologia, Psicologia etc.); área ambiental (pois muitas empresas se preocupam, atualmente, com questões relacionas ao meio ambiente, até por conta das cobranças e leis que devem seguir); biologia molecular (importante e ótima área para se alcançar reconhecimento profissional, já que as pesquisas feitas podem causar importantes mudanças na sociedade); farmácia clínica; famacovigilância; farmácia magistral etc.



Independente do seu cargo, destaque-se no mercado farmacêutico

Sempre em alta – e agora, com a exposição de novos cargos – a indústria farmacêutica mantém profissionais ativos, desde que eles se destaquem e se aprimorem para seguir carreira. Conhecer sobre gestão, independente do cargo, é essencial em qualquer circunstância. Aconselha-se investir em cursos de curta duração, além de boa leitura sobre gestão.

Também é importante desenvolver a inteligência emocional para lidar com situações de crise e emergenciais nas empresas das quais o profissional atuar. É preciso controlar a capacidade de controlar as emoções para ser um líder – ou apenas contribuir com a trajetória profissional e se manter firme nas adversidades. Outros fatores importantes: dominar línguas estrangeiras, conhecer as legislações vigentes; fazer um plano de carreira; especializações etc.

O crescimento da indústria também depende do crescimento de seu profissional. Por isso, acompanhe incessantemente, saiba as novidades e quais os principais desafios a serem enfrentados.



Consulte nossos preços de Equipamentos farmacêuticos:

Consulte a Mondragon , fale agora (11) 2972-3398 ou chame no WhatsApp (11) 9-4570-6177 - (11) 9-4392-2742

Estamos ao seu dispor.

Comente no Facebook

Envie seu comentário para a Mondragon